Pular para o conteúdo principal

PARA ONDE VAI A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, MÉDICOS E OPERADORES DO DIREITO EM SERGIPE?



 

Jorge Carvalho do Nascimento

 

 

O Jornal Folha de São Paulo publicou nesta quinta-feira, 14 de novembro de 2024, a nova edição do Ranking Universitário Folha – RUF. O índice é uma avaliação anual das universidades e dos cursos do ensino superior no Brasil feita pela Folha desde o ano de 2012. Além de publicar uma classificação geral das universidades brasileiras, o RUF também publica classificações por curso.

Para obter os seus resultados e compor o ranking, o jornal considera indicadores inspirados em parâmetros dos rankings internacionais, atribuindo, normalmente 42 por cento da avaliação aos medidores de pesquisa. O Conselho do RUF é formado por jornalistas e intelectuais da educação brasileira que são importantes professores universitários que se destacam como pesquisadores.

O RUF analisou este ano a qualidade de 203 universidades brasileiras públicas e privadas, com foco em cinco indicadores: pesquisa, internacionalização inovação, ensino e mercado. Para avaliar mais de mil cursos de graduação de cada uma das distintas áreas, também foram utilizados critérios semelhantes.

A Universidade de São Paulo – USP lidera o ranking geral, seguida pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Tive a curiosidade de dar uma olhada na posição que coube às instituições universitárias sergipanas no ranqueamento geral das Universidades. A Universidade Federal de Sergipe – UFS ocupa a 29ª posição. A Universidade Tiradentes – UNIT aparece na 70ª posição. Obviamente não são as primeiras posições do ranking. Há muito a avançar, muito a aperfeiçoar, não obstante as duas instituições se posicionarem entre as 70 melhores do país. Há, todavia, outros dados de ranqueamento preocupantes, principalmente quando se faz o recorte pela posição de alguns cursos no ranking.

Verifiquei a situação de três cursos que considero muito importantes. O primeiro é o curso de Pedagogia, principalmente neste momento em que é do conhecimento público que as instituições de ensino superior não conseguem preencher as vagas existentes em tais cursos de licenciatura. É importante dizer que o Brasil já começou a viver um apagão no que diz respeito a necessidade de formar professores. Nos próximos anos este será um problema que nós brasileiros teremos a obrigação de solucionar. E vai impor ao país que enfrente os dilemas impostos pela exígua remuneração dos profissionais que se dedicam a ensinar e gerenciar a escola de educação básica.

Também é sempre necessário olhar com acuidade a qualidade da formação oferecida pelos nossos cursos de Medicina. E ainda estar atento aos cursos de Direito, onde são preparados bacharéis que se transformarão em advogados, delegados de polícia, auditores, procuradores, defensores públicos, membros do Ministério Público e outros que serão magistrados.

No Estado de Sergipe, dentre os cursos de Pedagogia, o de melhor desempenho quanto a qualidade é o curso da Universidade Federal de Sergipe, que figura na 19ª posição no ranking nacional. Todavia, como é sabido, em 2022, 58 por cento dos alunos que cursavam alguma licenciatura no Brasil desistiram de prosseguir com os estudos e colar grau. Mais da metade da matrícula total.

 

CURSO DE PEDAGOGIA:

Universidade Federal de Sergipe – UFS – 19º

Universidade Tiradentes SE – Unit – 74º

 

O curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe figura na posição de número 23 no ranking brasileiro. Nos últimos anos, importantes lideranças do ambiente médico universitário da UFS se destacam pelo esforço que fazem para qualificar o curso de graduação oferecido no hospital universitário de Aracaju e, também a formação de pesquisadores nos cursos de mestrado e doutorado. Nomes como o de Joselina Oliveira, Antônio Carlos Sousa, José Augusto Barreto, Roberto César do Prado e outros tantos são sempre referenciados como professores e pesquisadores que lideram o trabalho acadêmico.  

 

CURSO DE MEDICINA

Universidade Federal de Sergipe – UFS – 23º

Universidade Tiradentes SE – Unit – 156º

 

A Universidade Tiradentes oferece o melhor dos cursos de Direito das instituições de ensino superior sergipanas. O melhor dos cursos de Direito de Sergipe figura no ranking na 140ª posição, seguido pelo curso mantido pela Universidade Federal de Sergipe que aparece na 181ª posição. O curso da Estácio Sergipe está na 187ª posição, enquanto o curso da Faculdade de Administração e Negócios – Fanese aparece ranqueado na posição de número 401. Há instituições de ensino superior de Sergipe cujo curso de Direito figura no ranking ostentando a posição 1001.

 

CURSO DE DIREITO

Universidade Tiradentes SE – Unit – 140º

Universidade Federal de Sergipe – UFS – 181º

Estácio Sergipe – 187º

Faculdade de Administração e Negócios – Fanese – 401º.

 

O Ranking Universitário Folha – RUF tem muito a dizer ao nosso mundo acadêmico. É fundamental agora que os especialistas das instituições de ensino superior sergipanas se debrucem sobre ele e sobre outros indicadores de qualidade que circulam no ambiente universitário. Precisamos de cursos de graduação mais competitivos, oferecendo formação mais qualificada.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A REVOLTA DE 13 DE JULHO, OS SEUS REFLEXOS SOCIAIS E OS MÚLTIPLOS OLHARES DA HISTÓRIA

      José Anderson Nascimento* Jorge Carvalho do Nascimento**                                                                                              Qualquer processo efetivamente vivido comporta distintas leituras pelos que se dispõem a analisar as evidências que se apresentam para explicá-lo. Quando tais processos são prescrutados pelos historiadores, a deusa Clio acolhe distintas versões, desde que construídas a partir de evidências que busquem demonstrar as conclusões às quais chega o observador. Historiadores como...

TARCÍSIO TEIXEIRA E A DEMOCRACIA EM SERGIPE

     Jorge Carvalho do Nascimento     No dia de ontem, sábado, 23 de novembro de 2024, Tarcísio Teixeira completou 81 anos de nascido. Aracajuano, economista e empresário, ele é um dos filhos do empresário Oviedo Teixeira. Após o golpe militar de 1964, Tarcísio esteve ao lado do seu irmão José Carlos Teixeira, do seu pai, Oviedo Teixeira, e do seu irmão Luiz Antônio Teixeira, exercendo um papel preponderante na política de Sergipe, ao lado deles ajudando a liderar o processo de organização do partido que se opôs à ditadura no Estado. O aniversário de nascimento de Tarcísio Teixeira me levou a lembrar do livro MEMÓRIAS DA RESISTÊNCIA:O MDB E A LUTA CONTRA A DITADURA MILITAR EM SERGIPE. Dentre os que publiquei é um dos livros que mais me agrada. O trabalho entrou em circulação no ano de 2019 com o selo da Editora Criação, dirigida por Adilma Menezes. Com ela publiquei a maior parte dos meus livros. A produção daquele estudo foi um sonho que acalentei...

O LEGADO EDUCACIONAL DE DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE

  Jorge Carvalho do Nascimento     A memória está depositada nas lembranças dos velhos, em registros escritos nas bibliotecas, em computadores, em residências de particulares, em empresas, no espaço urbano, no campo. Sergipe perdeu, no dia 29 de maio de 2018, um dos seus filhos de maior importância, um homem que nos legou valiosos registros de memória que dão sentido à História deste Estado durante a segunda metade do século XX. O Arcebispo Emérito de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte, cujo centenário de nascimento celebramos em 2025, foi uma das figuras que mais contribuiu com as práticas educacionais em Sergipe, sob todos os aspectos. Como todos os homens de brilho e com capacidade de liderar, despertou também muitas polêmicas em torno do seu nome. Ao longo de toda a sua vida de sacerdote e intelectual da Educação, Dom Luciano Duarte teve ao seu lado, como guardiã do seu trabalho e, também da sua memória, a expressiva figura da sua irmã, Carmen Dolores Cabral Duar...