Jorge
Carvalho do Nascimento*
Observando
os conceitos usados por Roger Chartier é possível identificar as transformações
que os estudos de História da Educação ensejaram no entendimento sobre a escola
e a cultura escolar. Chartier está preocupado com a forma através da qual os
indivíduos se apropriam de determinados conceitos.
Assim,
Chartier valoriza as mentalidades coletivas. Para ele, é importante o processo
através do qual uma instituição constrói e dá sentido ao seu mundo. Tal
processo se reflete nos métodos utilizados para alcançar seus objetivos. Conceitos
como os de utensilagem mental, visão de mundo e configuração têm importância
fundamental para o estabelecimento de um diálogo com as fontes.
É
necessário aprofundar os estudos em torno dos conceitos fundamentais difundidos
por esse importante interlocutor dos estudos de História da Educação e dos
fenômenos da cultura de um modo geral, buscando um maior conhecimento a
respeito das condições de produção da sua obra e das suas ferramentas de
análise.
Afinal,
a sua contribuição possibilitou aos pesquisadores questionar para que serve o
campo, assumindo, a partir daí, o entendimento de que a Pedagogia, a Didática,
o trabalho cotidiano na sala de aula podem ser vistos como cenários de mudança
educacional, de distintas expressões culturais.
O
trabalho de Roger Chartier criou as condições para que se estabelecesse uma
nova postura nos estudos de História da Educação diante dos métodos, das fontes
e dos temas estudados, buscando, da mesma maneira, nos diversos ramos
especializados da História um diálogo mais fértil com a Antropologia, a
Sociologia, a Filosofia e a teoria literária.
É
ainda importante sublinhar a contribuição de três estudiosas da História da
Educação Brasileira que contribuíram de modo significativo para que os
pesquisadores brasileiros entendessem a relevância do trabalho de Roger
Chartier e pioneiramente incorporassem suas contribuições.
Certamente,
Eliane Marta Teixeira Lopes foi quem mais chamou a atenção para os aportes
interpretativos que os estudos brasileiros poderiam receber. Doutora em Educação
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), ela se aprofundou
mais no tema quando fez seus estudos de Pós-Doutorado com o próprio Chartier na
Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da Universidade de Paris (1988).
Eliane Marta é Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais.
Também
é necessário destacar o trabalho realizado por Marta Maria Chagas de Carvalho,
a partir da sua condição de professora e pesquisadora na Faculdade de Educação
da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela USP, como professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, Marta incorporou ao seu
trabalho as contribuições de Roger Chartier e formou toda uma geração de
pesquisadores que influenciaram e ainda influenciam a pesquisa educacional
brasileira em História da Educação.
Do
grupo formado por Marta Carvalho, vale a pena registrar dentre tantos influentes
pesquisadores contemporâneos em História da Educação no Brasil, os nomes de
Luciano Mendes de Faria Filho, Diana Gonçalves Vidal, Carlos Eduardo Vieira e
José Gonçalves Gondra.
Por
fim, porém não menos importante, é a reforma liderada por Mirian Jorge Warde no
Programa de Pós-Graduação em Educação: História e Filosofia da Educação, da
Pontifícia Universidade Católica de São, na primeira metade da década de 1990. Ela
é Doutora em Educação pela própria PUC e tem vasta experiência acadêmica no Brasil
e no exterior.
Mirian
redirecionou os estudos daquele Programa, incorporou as contribuições de Roger
Chartier, dentre outros nomes referenciais, e formou influentes pesquisadores
brasileiros em História da Educação, dentre os quais vale a pena destacar os nomes
de Marcos Cézar de Freitas, Bruno Bontempi Junior e Maria Rita de Almeida
Toledo.
*Jornalista, professor, doutor em Educação, membro da Academia Sergipana de Letras e presidente da Academia Sergipana de Educação.
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