Pular para o conteúdo principal

100 ANOS SEPARAM E UNEM ANDERSON E CLODOMIR


  

 

Jorge Carvalho do Nascimento*

 

 

Clodomir Silva foi jornalista, professor na Escola de Comércio, escritor e advogado, nascido em Aracaju. Estudou no Atheneu Sergipense e ingressou na Faculdade de Direito. Tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Academia Sergipana de Letras e da Loja Capitular Cotinguiba. Ainda muito jovem chegou a grau máximo. Publicou em 1920, em comemoração ao primeiro centenário da emancipação política de Sergipe, o ÁLBUM DE SERGIPE.

José Anderson Nascimento é jornalista, foi professor na Escola de Comércio, é escritor e advogado, nascido em Aracaju. Estudou no Atheneu Sergipense e ingressou na Faculdade de Direito. Tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Academia Sergipana de Letras e da Loja Capitular Cotinguiba. Ainda muito jovem chegou a grau máximo. Acaba de publicar, em comemoração ao segundo centenário da emancipação política de Sergipe, o álbum SERGIPE 200 ANOS.

O livro agora publicado por Anderson Nascimento é, sem nenhuma dúvida, o trabalho mais significativo que se produziu nas comemorações do bicentenário da emancipação política do Estado de Sergipe. SERGIPE 200 ANOS recebeu a chancela da Academia Sergipana de Letras e da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

O álbum tem Introdução assinada pelo seu autor, Anderson Nascimento, e Apresentação do deputado Luciano Bispo, presidente do Poder Legislativo sergipano, numa edição bilingue, Português/Inglês, com tradução de Matheus Batalha Nery. Todas as 40 páginas são em policromia e o projeto gráfico é de Adilma Menezes.

O texto tem como revisora Tânia Maria Conceição Meneses Silva. Iury Andrade e Lúcia Andrade foram responsáveis pelo tratamento das imagens produzidas pelos fotógrafos Edson Araújo, Jessé Fontes, Joel Luiz, Jorge Carvalho, Jorge Henrique, Marcelle Cristinne, Márcio Dantas, Murilo Navarro e Thadeu Ismerin.

A editora Criação fez a produção editorial, enquanto Luzia Maria da Costa Nascimento é a jornalista responsável pela publicação que apresenta aspectos da Geografia de Sergipe, com os seus principais rios, clima, regiões e principais cidades. Do mesmo modo, as datas estaduais, o hino, o brasão e a bandeira do Estado.

O álbum apresenta ainda questões referentes a população, instituições políticas, economia, educação, cultura, desporto e gastronomia. Como afirma o deputado Luciano Bispo, em seu texto de Apresentação, a obra “constitui verdadeiro registro para a posteridade do Sergipe atual”.  

A obra de Clodomir Silva é hoje uma referência para compreender Sergipe no início do século XX. Quem quiser ter informações referencias do Estado no ano do seu bicentenário encontrará a referência atualizada produzida agora pelo escritor José Anderson Nascimento.

 

 

*Jornalista, professor, doutor em Educação, membro da Academia Sergipana de Letras e presidente da Academia Sergipana de Educação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A REVOLTA DE 13 DE JULHO, OS SEUS REFLEXOS SOCIAIS E OS MÚLTIPLOS OLHARES DA HISTÓRIA

      José Anderson Nascimento* Jorge Carvalho do Nascimento**                                                                                              Qualquer processo efetivamente vivido comporta distintas leituras pelos que se dispõem a analisar as evidências que se apresentam para explicá-lo. Quando tais processos são prescrutados pelos historiadores, a deusa Clio acolhe distintas versões, desde que construídas a partir de evidências que busquem demonstrar as conclusões às quais chega o observador. Historiadores como...

TARCÍSIO TEIXEIRA E A DEMOCRACIA EM SERGIPE

     Jorge Carvalho do Nascimento     No dia de ontem, sábado, 23 de novembro de 2024, Tarcísio Teixeira completou 81 anos de nascido. Aracajuano, economista e empresário, ele é um dos filhos do empresário Oviedo Teixeira. Após o golpe militar de 1964, Tarcísio esteve ao lado do seu irmão José Carlos Teixeira, do seu pai, Oviedo Teixeira, e do seu irmão Luiz Antônio Teixeira, exercendo um papel preponderante na política de Sergipe, ao lado deles ajudando a liderar o processo de organização do partido que se opôs à ditadura no Estado. O aniversário de nascimento de Tarcísio Teixeira me levou a lembrar do livro MEMÓRIAS DA RESISTÊNCIA:O MDB E A LUTA CONTRA A DITADURA MILITAR EM SERGIPE. Dentre os que publiquei é um dos livros que mais me agrada. O trabalho entrou em circulação no ano de 2019 com o selo da Editora Criação, dirigida por Adilma Menezes. Com ela publiquei a maior parte dos meus livros. A produção daquele estudo foi um sonho que acalentei...

O LEGADO EDUCACIONAL DE DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE

  Jorge Carvalho do Nascimento     A memória está depositada nas lembranças dos velhos, em registros escritos nas bibliotecas, em computadores, em residências de particulares, em empresas, no espaço urbano, no campo. Sergipe perdeu, no dia 29 de maio de 2018, um dos seus filhos de maior importância, um homem que nos legou valiosos registros de memória que dão sentido à História deste Estado durante a segunda metade do século XX. O Arcebispo Emérito de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte, cujo centenário de nascimento celebramos em 2025, foi uma das figuras que mais contribuiu com as práticas educacionais em Sergipe, sob todos os aspectos. Como todos os homens de brilho e com capacidade de liderar, despertou também muitas polêmicas em torno do seu nome. Ao longo de toda a sua vida de sacerdote e intelectual da Educação, Dom Luciano Duarte teve ao seu lado, como guardiã do seu trabalho e, também da sua memória, a expressiva figura da sua irmã, Carmen Dolores Cabral Duar...