Pular para o conteúdo principal

JACKSON BARRETO: TEMPO E CONTRATEMPO

                                                  Dilson Barreto



 

 

Dilson Menezes Barreto*

 

 

O livro escrito por Jorge Carvalho a respeito da caminhada política de Jackson Barreto de Lima é uma preciosidade em termos de pesquisa histórica, elucidando toda a trajetória política de um homem público que sempre dedicou sua vida a serviço das causas sociais, enfrentando diversas barreiras, mas conseguindo superá-las com ousadia e determinação. Trata-se de um livro de fácil leitura e que prende o olhar do leitor da primeira à última página.

Li com grande prazer esta obra que me fez vivenciar muitas das etapas ali descritas pelo eminente historiador e Doutor em Educação Jorge Carvalho, desde quando tive o prazer de participar, diretamente como seu auxiliar na gestão primeira na Prefeitura de Aracaju ou, indiretamente, como seu eleitor e particular amigo.

O autor, em suas 486 páginas, empreende um longo passeio literário inicialmente relatando os aspectos biográficos do homenageado e o seu cerco familiar, adentrando em seguida, com profundidade, na trajetória deste grande guerreiro político sergipano, rebuscando, com riqueza de detalhes, todos os espaços de sua vida, a influência marcante de sua saudosa mãe Neuzice Barreto, também uma aguerrida guerreira política, cada batalha enfrentada, na sua grande maioria de sucesso extraordinário, as articulações estabelecidas com os correligionários e mesmo com antigos adversários para garantia do sucesso eleitoral  ou, o que o autor denomina de “contratempo”: as derrotas eleitorais, as traições, as decisões equivocadas e o malfadado episódio da intervenção na Prefeitura de Aracaju em sua primeira gestão, de cuja ansiedade e tormenta também fui parceiro por participar à época, como seu Secretário Geral.

Trabalhou bem o autor em cada capítulo analisado, avaliando seus feitos e evidenciando a preocupação marcante de Jackson com o social, com os graves problemas dos moradores dos bairros pobres de Aracaju. A sua origem humilde e também sofrida, foi o combustível que alicerçou esta sua caminhada.

Da política estudantil secundarista e universitária, às trajetórias de Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal, Prefeito e Governador, o autor não mediu esforços para apresentar, com detalhes, ao leitor e à própria sociedade sergipana, o retrato fiel do homem público e a personalidade humana de Jackson Barreto.

Trata-se de um livro que merece leitura por todos que tiveram o prazer de comprá-lo, bem assim como importante fonte de pesquisa para outros trabalhos futuros, isto porque Jackson continua vivo, acumulando ainda muito combustível para atuar na política sergipana, ou mesmo, como cidadão, transmitir ensinamentos que a própria vida diária lhe vem proporcionando.

Ao autor, as minhas congratulações e a manifestação de ter sido contemplado com a leitura de um livro que vale uma História.

 

 

*Professor titular aposentado da Universidade Tiradentes, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Foi Secretário da Educação, da Administração e do Planejamento de Sergipe. É economista e membro da Academia Sergipana de Educação.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A REVOLTA DE 13 DE JULHO, OS SEUS REFLEXOS SOCIAIS E OS MÚLTIPLOS OLHARES DA HISTÓRIA

      José Anderson Nascimento* Jorge Carvalho do Nascimento**                                                                                              Qualquer processo efetivamente vivido comporta distintas leituras pelos que se dispõem a analisar as evidências que se apresentam para explicá-lo. Quando tais processos são prescrutados pelos historiadores, a deusa Clio acolhe distintas versões, desde que construídas a partir de evidências que busquem demonstrar as conclusões às quais chega o observador. Historiadores como...

TARCÍSIO TEIXEIRA E A DEMOCRACIA EM SERGIPE

     Jorge Carvalho do Nascimento     No dia de ontem, sábado, 23 de novembro de 2024, Tarcísio Teixeira completou 81 anos de nascido. Aracajuano, economista e empresário, ele é um dos filhos do empresário Oviedo Teixeira. Após o golpe militar de 1964, Tarcísio esteve ao lado do seu irmão José Carlos Teixeira, do seu pai, Oviedo Teixeira, e do seu irmão Luiz Antônio Teixeira, exercendo um papel preponderante na política de Sergipe, ao lado deles ajudando a liderar o processo de organização do partido que se opôs à ditadura no Estado. O aniversário de nascimento de Tarcísio Teixeira me levou a lembrar do livro MEMÓRIAS DA RESISTÊNCIA:O MDB E A LUTA CONTRA A DITADURA MILITAR EM SERGIPE. Dentre os que publiquei é um dos livros que mais me agrada. O trabalho entrou em circulação no ano de 2019 com o selo da Editora Criação, dirigida por Adilma Menezes. Com ela publiquei a maior parte dos meus livros. A produção daquele estudo foi um sonho que acalentei...

O LEGADO EDUCACIONAL DE DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE

  Jorge Carvalho do Nascimento     A memória está depositada nas lembranças dos velhos, em registros escritos nas bibliotecas, em computadores, em residências de particulares, em empresas, no espaço urbano, no campo. Sergipe perdeu, no dia 29 de maio de 2018, um dos seus filhos de maior importância, um homem que nos legou valiosos registros de memória que dão sentido à História deste Estado durante a segunda metade do século XX. O Arcebispo Emérito de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte, cujo centenário de nascimento celebramos em 2025, foi uma das figuras que mais contribuiu com as práticas educacionais em Sergipe, sob todos os aspectos. Como todos os homens de brilho e com capacidade de liderar, despertou também muitas polêmicas em torno do seu nome. Ao longo de toda a sua vida de sacerdote e intelectual da Educação, Dom Luciano Duarte teve ao seu lado, como guardiã do seu trabalho e, também da sua memória, a expressiva figura da sua irmã, Carmen Dolores Cabral Duar...